O museu arte Sacra é relacionada as coisas sagradas. O museu não só vão pessoas católicas, mas sim a pessoas que são Atenienses e de outras religiões também. As características têm séculos atrás. As janelas antigas vêm de um período colonial, por volta do século XVIII. O nome das técnicas é Taipa de Pilão o prédio não tem colunas, mas a Taipa de Pilão é que dão a sustentação. A técnica das paredes é Pau a Pic ou de Mão. Dentro do museu deixa o ambiente mais fresco, elas construíam uma de frente para outra.
Antônio De Santana Galvão, mas conhecido como Frey Galvão era o arquiteto do museu. Teve 49 anos de construção. As técnicas e o transporte são bem diferentes das de hoje em dia. O lugar foi construído para ser igreja, moradia e não para ser um museu.
Mosteiro: são senhoras de cesura não tem moradia nem família voto de cesura, de pobreza e castidade.
Convento: Moradia das freiras. Os dois tem estudo bíblico.
Ele funciona como mosteiro até hoje. O museu mais antigo é o Arte-Sacra de São Paulo. A vela trás a luz. Iconografia é o nome da Nossa Senhora da Luz, ela tem mais de 400 anos, feita de barro, obra muito antiga. As imagens de Portugal são trazidas e colocadas em uma capela. O bairro se chama Luz pelo fato da Nossa Senhora.
Arte do ofício divino está ligada a uma crença, um dom eles não querem fama e sim troca. Conversadeiras são feitas para conversar em casas são chamadas de fofoqueiras ou namoradeiras.
A Criação do Acervo
A formação do acervo do Museu de Arte Sacra de São Paulo teve início com Dom Duarte Leopoldo e Silva, primeiro arcebispo de São Paulo. A partir de 1907, começou a recolher imagens sacras de igrejas e pequenas capelas de fazendas que sistematicamente eram demolidas após a proclamação da República e deu início ao Museu do Cabido Metropolitano de São Paulo. No final da década de 1960, um convênio entre o Governo do Estado de São Paulo e a Mitra Arquidiocesana possibilitou a criação do Museu de Arte Sacra de São Paulo. A partir de então, iniciou-se uma política de aquisições, que resultou na ampliação significativa da coleção inicial.
Abrangendo o período que vai desde o século XVI até o XX, o acervo atual é composto por retábulos, altares, oratórios, imagens sacras, livros raros, prataria, ourivesaria, mobiliário, telas, objetos e vestimentas litúrgicas. Também inclui uma coleção de presépios com mais de 130 conjuntos produzidos com as mais diversas técnicas e oriundos de diferentes países e regiões do Brasil. O museu possui ainda uma importante coleção de numismática composta por moedas e medalhas pontifícias.